2007.1 CO047 - Computação Gráfica


Professor

Ismael H F Santos 

Horário

Turma 031N - Quarta-feira de 19:10-22:00 hs - sala A204 - Unidade Metro-Carioca

Pré-requisito

POO (CO001)

Objetivo

Este curso se destina a servir de base para a disciplina de Computação Gráfica do curso de Ciência da Computação da UniverCidade. O objetivo do curso é capacitar os alunos a entender os princípios básicos dos Sistemas Gráficos e a Programação em OpenGL.  

Programa/Cronograma

 I - Cronograma das aulas/prazos para entrega de trabalhos - link 

II - Computação Gráfica - html   pdf   texto-introdução

Módulo 1 – Radiometria e Cor -  html   pdf 
            Módulo 2 – Imagem Digital -  html   pdf  video-quantização
                                                             formatos:  Bitmap   JPEG novo !
            Módulo 3 – Modelagem Geométrica -  html   pdf novo !
            Módulo 4 – Rendering OpenGL -  html   pdf  novo !            

III - Listas de Exercícios:  lista1-Luz_Cor
                                           lista2-Imagem 
                                           lista3-Geometria novo !
                                           lista4-OpenGL novo !
                                               
IV – Tutoriais e Laboratórios - labs  & trabsLuaScene-joglnovo !

JAI – Java Advanced Imaging

            OpenGL-Redbook & src
            OpenGL-siggraph-2001, TutorsGL-2001, OpenGL-siggraph-1998
           Nehe-gamedev-lab, Nehe-gamedev-lab-java

            Java binding for OpenGL- jogl-lab
                                       OpenGL-redbook com jogl
 
            Java3D-siggraph-1999, Java3D-siggraph-1998,
            j3d-tutorial, java3D-onlinebook        

V - Documentação Extra

SGI-OpenGL API, UFRJ-OpenGL API
JavaNotes - Fred Swartz

Tutorial Java Sun

Java2 Platform Standard Edition 6.0 - API
  

Avaliações

A1: (16maiol2007) Notas: A1 novo !
A2: (04julho2007) Notas: A2 
A3: (11julho2007) Notas: A3 

As listas de Exercícios servem como preparação para as provas e são obrigatórias, para os alunos que fizerem as listas será atribuído um conceito a ser somado as notas A1 e A2. A presença e a participação em sala de aula são fundamentais, bem como o cumprimento no prazo de entrega dos trabalhos. Os atrasos serão contabilizados e descontados na nota final.

Bibliografia

1.      Computação Gráfica Volume 1. Jonas Gomes e Luiz Velho. Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA.

2.      Introdução a Computação Gráfica - Paulo Roma novo !

3.      Notas do Curso ministrado na Universidade de Maryland pelo Prof. David Mount novo !

4.      Apostila Fundamentos da Imagem Digital – Antonio Scuri novo !

5.      Apostila Computação Gráfica  - USP novo !

6.      Computer Graphics: Principles and Practice, Second Edition. James Foley, Andries van Dam, Steven Feiner, John Hughes. Addison-Wesley.

7.      OpenGL Programming Guide, 2nd Edition. Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis. Addison Wesley.

8.      Vários artigos e FAQ's referenciadas durante o curso.

Links Importantes

1.       Plano de aula detalhado ( link )

2.       OpenGL: OpenGL, Nehe-gamedev, jogl

3.       Java3D: java3d.net (Sun), Java3D, J3D

4.       Java: JDK 6.0, icons Java, Eclipse, NetBeans

5.       JAI: Java Advanced Imaging - Demo, Tutorial, Source COde

6.       Hw: NVidia, ATI-AMD

7.       ... aguarde outros durante o curso ...


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