Ismael H F Santos
Turma 031N - Quarta-feira de 19:10-22:00 hs - sala A204
- Unidade Metro-Carioca
POO (CO001)
Este curso se destina a servir de base para a disciplina de Computação
Gráfica do curso de Ciência da Computação da UniverCidade. O objetivo do curso
é capacitar os alunos a entender os princípios básicos dos Sistemas Gráficos e
a Programação em OpenGL.
I -
Cronograma das aulas/prazos para entrega de trabalhos - link
II - Computação Gráfica - html pdf texto-introdução
Módulo 1 – Radiometria e Cor - html pdf
Módulo 2
– Imagem Digital - html pdf video-quantização
formatos: Bitmap JPEG
Módulo 3
– Modelagem Geométrica - html pdf
Módulo 4 –
Rendering OpenGL - html pdf
III -
Listas de Exercícios: lista1-Luz_Cor
lista2-Imagem
lista3-Geometria
lista4-OpenGL
IV – Tutoriais e Laboratórios - labs & trabs
– LuaScene-jogl
JAI – Java Advanced Imaging
OpenGL-Redbook
& src
OpenGL-siggraph-2001,
TutorsGL-2001, OpenGL-siggraph-1998
Nehe-gamedev-lab,
Nehe-gamedev-lab-java
Java binding for OpenGL- jogl-lab
OpenGL-redbook
com jogl
Java3D-siggraph-1999,
Java3D-siggraph-1998,
j3d-tutorial, java3D-onlinebook
V -
Documentação Extra
SGI-OpenGL API, UFRJ-OpenGL API
JavaNotes - Fred Swartz
Tutorial Java Sun
Java2 Platform Standard Edition 6.0 - API
A1: (16maiol2007) Notas: A1
A2: (04julho2007) Notas: A2
A3: (11julho2007) Notas: A3
As listas de Exercícios servem como preparação para as provas e são obrigatórias, para os alunos que fizerem as listas será atribuído um conceito a ser somado as notas A1 e A2. A presença e a participação em sala de aula são fundamentais, bem como o cumprimento no prazo de entrega dos trabalhos. Os atrasos serão contabilizados e descontados na nota final.
1. Computação Gráfica Volume 1. Jonas Gomes e Luiz Velho. Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA.
2. Introdução a Computação Gráfica - Paulo Roma
3. Notas do Curso ministrado na Universidade de Maryland pelo Prof. David Mount
4. Apostila Fundamentos da Imagem Digital – Antonio Scuri
5. Apostila Computação Gráfica - USP
6. Computer Graphics: Principles and Practice, Second Edition. James Foley, Andries van Dam, Steven Feiner, John Hughes. Addison-Wesley.
7. OpenGL Programming Guide, 2nd Edition. Mason Woo, Jackie Neider, Tom Davis. Addison Wesley.
8. Vários artigos e FAQ's referenciadas durante o curso.
1. Plano de aula detalhado ( link )
2. OpenGL: OpenGL, Nehe-gamedev, jogl
3. Java3D: java3d.net (Sun), Java3D, J3D
4. Java: JDK 6.0, icons Java, Eclipse, NetBeans
5. JAI: Java Advanced Imaging - Demo, Tutorial, Source COde
7. ... aguarde outros durante o curso ...
Home-Cursos Última atualização: 20/06/2007