Resultados

Modos de Resultados

Existem três modos de resultados da análise de pórticos planos no Ftool: Diagrama (Diagram), Linha de Influência (Influence Line) e Envoltória de efeitos de trem-tipo (Load-Train Envelope). A seleção do modo desejado é feita através dos botões no menu de resultados, conforme descrito a seguir.

Nos modos Diagrama e de Envoltórias, a estrutura é automaticamente analisada pelo método da rigidez para apresentar os resultados solicitados assim que um botão para um resultado é selecionado. No modo Linha de Influência, o programa solicita que o usuário selecione uma seção transversal de um membro para fazer o traçado.

Se a opção Result Values estiver ativa (veja na seção Menu Display), os diagramas serão plotados com resultados nodais impressos. Se houver, valores máximos e mínimos locais também serão impressos. Se a opção Step Values estiver ativa, valores ao longo do diagrama serão impressos de acordo com o tamanho do passo definido.


Menu de resultados de Diagrama

O modo de Diagrama (Diagram results) considera a visualização de diagramas de esforços internos (esforço normal, esforço cortante e momento fletor) e a visualização de configuração deformada da estrutura sob o efeito dos carregamentos estáticos.

Na Edição Avançada, os valores apresentados são para o carregamento estático (caso ou combinação de carga) selecionado, o que pode ser modificado usando as listas de seleção no canto superior direito da janela (veja na seção Listas de Seleção de Cargas Estáticas e Trens-tipo).

Para a configuração deformada, o usuário pode selecionar qual componente deve ser impressa com o diagrama: a rotação, o deslocamento horizontal ou vertical ou nada. O diagrama em si é o mesmo independente da componente selecionada.

Valores pontuais de diagramas de esforços internos ou configuração deformada podem ser consultados, bastando selecionar um ponto em uma barra do modelo. Os valores desejados são mostrados na linha de mensagem no topo da tela. Se o botão direito do mouse for utilizado, resultados adicionais são mostrados na área lateral da tela (veja na seção Resultados Pontuais).

Neste modo o usuário pode aplicar transformações que não alteram a topologia da estrutura (veja na seção Edição - Transformações). Para tal, deve-se abrir a janela de transformações, selecionar os objetos desejados e então aplicar as transformações. Os resultados são atualizados automaticamente, mantendo sua escala.


Menu de resultados de Linhas de Influência

No modo de Linha de Influência (Influence Line) pode-se visualizar linhas de influência de esforço normal, esforço cortante e momento fletor em uma seção transversal selecionada. O traçado de uma linha de influência independe de qualquer carga aplicada na estrutura. Uma linha de influência representa os valores de um esforço interno na seção selecionada em função de uma carga unitária que percorre a estrutura. No Ftool, a carga unitária é sempre vertical de cima para baixo, não importando a direção da barra por onde a carga passa.

Sempre que houver um trem-tipo selecionado, ele é desenhado na parte superior e inferior da Linha de Influência, nas posições críticas que causam os esforços mínimo (negativo) e máximo (positivo), respectivamente. Nesse caso, a linha de influência é desenhada somente nas barras que pertencem ao caminho do trem-tipo. No caso em que não existe um trem-tipo selecionado, a linha de influência é desenhada em todas as barras da estrutura.

Quando não é possível detectar automaticamente o caminho que o trem-tipo deve percorrer, o usuário é avisado que deve voltar ao modo de seleção para selecionar um conjunto de barras que definem um caminho contínuo e suave para o trem-tipo. Uma vez determinado o caminho a ser percorrido pelo trem-tipo, o programa armazena a informação e o usuário só será solicitado a determinar novamente o caminho caso o modelo seja alterado.

Enquanto o botão para selecionar uma nova seção para traçado de linha de influência estiver pressionado, o programa faz um novo traçado para cada seção selecionada. Para evitar que uma nova seção para traçado de linha de influência seja selecionada, o botão que faz a seleção da seção para traçar a linha de influência (botão da direita no menu) deve ser liberado. Assim, consultas a valores locais (resultados pontuais) podem ser feitas sem redefinir a linha de influência em exibição. Os valores consultados são mostrados na linha de mensagem no topo da tela. Resultados adicionais de uma barra podem ser consultados, selecionando a barra com o botão da direita do mouse (veja na seção Resultados Pontuais).

Neste modo o usuário pode aplicar transformações que não alteram a topologia da estrutura (veja na seção Transformações). Para tal, deve-se gerar a linha de influência para algum esforço em um dado ponto e então abrir a janela de transformações, selecionar os objetos desejados e aplicar as transformações. As linhas de influência são atualizadas automaticamente, mantendo sua escala. Caso o usuário queira então verificar outra linha de influência, este deve apenas selecionar o esforço desejado novamente (ou o botão para selecionar a seção desejada para traçar a linha de influência). Caso deseje-se então aplicar novas transformações (já com a janela de transformações aberta), deve-se selecionar o botão Select para permitir a seleção de objetos antes da transformação.


Menu de resultados de Envoltórias

O modo de Envoltória (Load-train envelope results) determina as envoltórias limites de um determinado esforço em uma estrutura. As envoltórias são diagramas de valores mínimos e máximos deste esforço provocados pela carga móvel (trem-tipo) corrente. Só é possível entrar no modo de envoltória de esforços caso haja um trem-tipo selecionado e um caminho a ser percorrido, que deve ser obrigatoriamente selecionado pelo usuário quando não é detectado automaticamente.

As envoltórias de esforços podem ser calculadas superpondo os efeitos da carga móvel (trem-tipo) com os efeitos das cargas estáticas. O diagrama de esforços internos para as cargas estáticas é desenhado em linhas tracejadas junto com as envoltórias. O menu Options apresenta um item que ativa ou desativa a superposição de resultados de cargas estáticas e móveis(veja na seção Configurações - Superposição de resultados de cargas estáticas e móveis). Na configuração padrão, esta opção está ativa. Esta é reativada sempre que um novo modelo for criado ou aberto de um arquivo.

O traçado das envoltórias é feito por interpolação de resultados de mínimos e máximos calculados em seções transversais selecionadas automaticamente ao longo das barras da estrutura. Para cada seção transversal selecionada, o programa traça a linha de influência correspondente e determina as posições críticas do trem-tipo corrente que provocam os valores mínimo e máximo naquela seção. As envoltórias são diagramas que interpolam linearmente os valores mínimos e máximos determinados nas seções transversais selecionadas. O mesmo tamanho de passo utilizado para o traçado dos diagramas de esforços internos, configuração deformada ou linhas de influência é adotado para a seleção das seções transversais utilizadas no cálculo das envoltórias. Caso a opção relevante esteja ativa (ver acima), a envoltória é então superposta ao diagrama de esforços estáticos.

Resultados pontuais das envoltórias são consultados selecionando um ponto em uma barra. Os valores mínimo e máximo das envoltórias no ponto selecionado são mostrados na linha de mensagens no topo da tela. Se o botão direito do mouse for utilizado, resultados adicionais são mostrados na área lateral da tela (veja na seção Resultados Pontuais).

Neste caso não é permitido fazer transformações nos objetos.


Convenção de Sinais para Esforços Internos

A convenção de sinais para esforços internos pode ser visualizada no programa selecionando a opção Sign Convention do menu File (ver Manipulação de Arquivos - Menu File). Quando isso é feito aparece um diálogo na tela que permite visualizar a convenção de sinais e definir o padrão para traçado de diagramas de esforços internos e linhas de influência.


Escala dos Diagramas, Linhas de Influência e Envoltórias de Esforços

Os diagramas de esforços e a configuração deformada têm uma escala inicial definida na tela de forma que o valor máximo de um diagrama apareça razoavelmente na tela. Esta escala pode ser alterada utilizando o potenciômetro que fica à esquerda dos botões do menu de resultados.

O fator de escala dos resultados também pode ser ajustado pelo usuário editando o valor mostrado na régua de controle, entre os botões de atribuição de cargas e o potenciômetro de resultados. Nos modos de diagramas e envoltórias de esforços, a escala é definida em termos de unidade de esforço por unidade de comprimento. Na configuração deformada da estrutura, o fator de escala é um fator de ampliação dos deslocamentos (Deformed Factor). Nas linhas de influência, o fator de escala é um parâmetro adimensional que controla a escala do desenho da linha de influência em relação ao modelo.

As imagens das seções a seguir salientam a caixa de texto na interface gráfica onde o valor da escala pode ser editado e os botões que são selecionados para a obtenção dos resultados.

Configuração deformada
Diagrama de esforços normais (axiais) Diagrama de esforços cortantes Diagrama de momentos fletores
Linha de influência de esforços normais (axiais) Linha de influência de esforços cortantes Linha de influência de momentos fletores
Envoltória de esforços normais para cargas móveis Envoltória de esforços cortantes para cargas móveis Envoltória de momentos fletores para cargas móveis

Resultados Pontuais

Em modo de Diagrama (Diagram), clicando em um ponto sobre uma barra com o botão esquerdo do mouse, aparece na barra de mensagem acima da área de desenho o valor do correspondente diagrama para aquele ponto. Também em modo de Diagrama, se o botão direito do mouse for clicado sobre um nó, informações sobre os resultados de análise do nó, tais como deslocamentos e reações de apoio, são indicados na área lateral.

Em modo de Linha de Influência (Influence Line), se a opção para selecionar uma nova seção para traçado NÃO estiver selecionada, clicando em um ponto sobre uma barra com o botão esquerdo do mouse, aparece na barra de mensagem acima da área de desenho o valor da correspondente linha de influência naquele ponto.

Em modo de Envoltória de Esforços de Cargas Móveis (Load-train Envelope), clicando em um ponto sobre uma barra com o botão esquerdo do mouse, aparece na barra de mensagem acima da área de desenho os valores máximo e mínimo da envoltória no ponto.

Os valores para cada passo ao longo das barras também podem ser mostrados no desenho dos diagramas, linhas de influência ou envoltórias. Isso é exemplificado na imagem abaixo, que mostra resultados de um diagrama de momentos fletores com valores de passos indicados no desenho e na área lateral na direita da tela para a barra selecionada. O tamanho do passo é definido pela caixa de texto Step no canto superior direito da tela. Existe uma opção específica para isso (Step Values) que pode ser acionada no menu Display (veja na seção Controle de Visualização - Menu Display).

Em todos os modos, se for usado o botão direito do mouse, aparecem na área lateral na direita da tela informações adicionais sobre a barra com respeito ao resultado que está sendo visualizado. Além disso, se um passo para consulta de resultados estiver definido (Step), serão exibidos na mesma área os resultados por passos ao longo da barra selecionada.