Princípios de Projeto e Padrões de Software em Java


Professores

Eduardo Bezerra

 

Ismael H F Santos
http://www.ismaelh.cjb.net

Horário

Segunda a Sexta de 19:10-22:00 hs - sala 702 - Lab Unidade Lagoa

Objetivo

Este curso se destina a servir de base para a disciplina de Padrões de Software do curso de Ciência da Computação da UniverCidade. O objetivo do curso é capacitar os alunos a projetar aplicações usando princípios e conceitos de Padrões de Projeto: GRASP, GOF e J2EE.  

 

Programa/Cronograma

            I - Cronograma das aulas/prazos para entrega de trabalhos - link

II – Princípios de Projeto e Padrões de Software

      Módulo I - Princípios e Padrões de Projeto de Software - html  pdf

             Reuso de Software

             Padrões de Software

 

      Módulo II – Padrões GRASP - html  pdf

             High Coesion

             Low Coupling

             Expert

            Creator

            Controller

 

      Módulo III – Padrões GOF - html  pdf  exemplos

             Singleton - html  pdf

 

Bridge - html  pdf

            Iterator - html  pdf

 

Command - html  pdf

            Memento- html  pdf

 

State  - html  pdf

            Observer - html  pdf

 

FactoryMethod  - html  pdf

            Composite - html  pdf

 

Abstract Factory  - html  pdf

            Adapter -   html  pdf

 

Strategy  - html  pdf

            Template Method  - html  pdf

 

MVC  - html  pdf

 

      Módulo IV – Padrões J2EE  - html  pdf

             Front Controller

            View Helper

            Data Access Object - DAO

 

      Módulo V – Frameworks  - html  pdf

             xxxxx

 

VI - Documentação Extra

TitanicLinux.Net :: DaoGen
JavaNotes - Fred Swartz
Tutorial Java Sun
Java2 Platform Standard Edition 5.0 - API

Bibliografia

  1. Linguagens de Programação JAVA 2 - Java-2005
  2. Vários artigos e FAQ's referenciadas durante o curso.

Links Importantes


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