Aplicação de Cargas

Menu de Controle das Cargas

Os botões deste menu permitem acionar os diversos submenus responsáveis pela criação e atribuição de carregamentos às entidades do modelo. Estes submenus aparecem na área lateral da tela do programa. Os tipos de cargas disponíveis são cargas concentradas aplicadas a nós, momentos aplicados em extremidades de barras, cargas uniformemente ou linearmente distribuídas aplicadas a barras, variações de temperatura aplicadas a barras e cargas móveis (trens-tipo). Com exceção das cargas móveis, todas as cargas são aplicadas em casos de carga e casos de carga podem ser superpostas em combinações de carga (veja na seção Informações Gerais)


Informações Gerais


Submenu de Cargas Concentradas Nodais

Permite que sejam criadas e aplicadas cargas concentradas aos nós da estrutura. O sistema de coordenadas é o global.


Submenu de Cargas Momentos em Extremidades de Barras

Permite que sejam criados e aplicados momentos concentrados nas seções extremas de barras. Momentos aplicados no sentido anti-horário são positivos e no sentido horário são negativos, sendo "Ma" o momento aplicado na extremidade inicial da barra e "Mb" o momento aplicado na extremidade final da barra.


Submenu de Cargas Distribuídas Uniformes e Lineares

Permite que sejam criadas e aplicadas cargas distribuídas uniformes ou lineares às barras. Pode-se adotar como sistema de referência o sistema de coordenadas global ou o sistema local da barra.


Submenu de Solicitações de Variação de Temperatura

Permite que sejam criadas e aplicadas solicitações de variação de temperatura às barras. O usuário espefica a variação de temperatura no bordo superior (na fibra do lado positivo do eixo local y) e no bordo inferior (na fibra do lado negativo do eixo local y) da seção transversal.


Submenu de Cargas Móveis (Trens-tipo)

Permite que sejam criadas cargas móveis que são usadas nos cálculos de envoltórias de esforços internos (veja na seção Resultados - Menu de resultados de Envoltórias). O trem-tipo é composto por cargas concentradas, cargas uniformemente distribuídas e cargas acidentais (cargas de multidão). Ao inserir qualquer carga no trem-tipo, considera-se que ela seja orientada no sentido de cima para baixo e, por isso, conforme a convenção de sinais do Ftool, as cargas sempre aparecem com um sinal negativo, mesmo quando este não é colocado durante a edição.

As matrizes de cargas concentradas e distribuídas se redimensionam automaticamente: quando o usuário começa a preencher a última linha da matriz, outra linha é criada abaixo da mesma. Cargas podem ser apagadas de duas formas: o usuário pode definir o valor da carga igual a zero ou selecionar as linhas desejadas e apertar a tecla Delete no teclado. A matriz se redimensionará de acordo.