Desc : Declara classe XYAxis.
Autores : Carlos Henrique Levy e Jaudênia Cavalcante.
Data : 27 fev 96.
Classe abstrata que define as características de um eixo. Um eixo
representa a escala de um tipo de coordenada. A sua representação visual é
composta de uma linha reta podendo ter ou não terminador (seta), textos
próximo a reta indicando a escala e por último um título para o eixo.
class XYAxis : public XYObject
Construtores e Destrutor
XYAxis ( double mn, // valor mínimo que o eixo representa (assume) double mx, // valor máximo que o eixo representa (assume) XYCoordinate x, // referência para a coordenada x XYCoordinate y, // referência para a coordenada y long color, // cor do eixo double size, // tamanho normalizado do eixo double rot, // ângulo, em graus, no sentido anti-horário double step, // passo normalizado dos ticks da escala XYScaleDecorator* decor, // decorador da escala XYText* title, // texto a ser desenhado com o eixo bool arrow = true, // seta terminadora (true or false) bool visible = true); // visibilidade
XYAxis ( double mn, // valor mínimo que o eixo representa (assume) double mx, // valor máximo que o eixo representa (assume) XYCoordinate x, // referência para a coordenada x XYCoordinate y, // referência para a coordenada y long color, // cor do eixo double size, // tamanho normalizado do eixo double rot, // ângulo, em graus, no sentido anti-horário bool arrow = true, // seta terminadora (true or false) bool visible = true); // visibilidade
XYAxis ( double mn, // valor mínimo que o eixo representa (assume) double mx, // valor máximo que o eixo representa (assume) XYCoordinate x, // referência para a coordenada x XYCoordinate y, // referência para a coordenada y long color, // cor do eixo double size, // tamanho normalizado do eixo double rot, // ângulo, em graus, no sentido anti-horário double step, // passo normalizado dos ticks da escala bool arrow = true, // seta terminadora (true or false) bool visible = true); // visibilidade
virtual ~XYAxis (void) {};
Mínimos/Máximos
virtual void calcMinMax (double *min, double* max, double* step) const;
virtual void min (double m);
virtual double min (void) const;
virtual void max (double m);
virtual double max (void) const;
virtual double defineMinPoint(double value, int x0, int y0) const;
virtual double defineMaxPoint(double value, int x0, int y0) const;
Define/Consulta atributos
virtual void color (long c);
virtual long color (void) const;
virtual void leftTick (bool left);
virtual bool leftTick (void) const;
virtual void size (double sz);
virtual double size (void) const;
virtual void rotation (double rot);
virtual double rotation (void) const;
virtual void step (double s);
virtual double step (void) const;
virtual void referenceTick (double f);
virtual double referenceTick (void) const;
virtual double first (void) const;
virtual void scaleDecorator(XYScaleDecorator* decor);
virtual XYScaleDecorator* scaleDecorator(void) const;
virtual void arrow (bool a);
virtual bool arrow (void) const;
virtual void title (XYText* t);
virtual XYText* title (void) const;
virtual void adjustSize (void);
virtual void firstTick (double& tx1, double& ty1, double& tx2, double& ty2) const;
Métodos de Pick
virtual bool pick (int px, int py);
virtual bool fence (int x0, int y0, int x1, int y1);
Axis Arrow
virtual void drawArrow (double x0, double y0, double x1, double y1) const;
virtual void boxArrow(double x0, double y0, double x1, double y1, double& xmin, double& ymin, double& xmax, double& ymax) const;
Transformações
virtual double transform (double e) const;
virtual double valueInPoint(int x0, int y0) const;
virtual double valueInPoint(double x0, double y0) const;
virtual void pointInValue(double , int& , int&) const {};
virtual void pointInValue(double, double&, double&) const {};