Home > Pesquisa > Realidade Aumentada e Interatividade Digital

Realidade Aumentada e Interatividade Digital

Dentre as atividades desempenhadas pela equipe do Tecgraf/PUC-Rio nessa área, destacam-se a construção de ferramentas de interação e visualização foto-realistas em tempo real para ambientes virtuais, dando suporte a programas para visualização de modelos e simulações de engenharia, bem como para a apresentação de modelos naturais, tais como terrenos, reservatórios, céu e mar.

Outra atividade relacionada é o desenvolvimento e a experimentação de novos dispositivos de interação e visualização imersiva, tais como sistemas estereoscópicos multiprojetados, mecanismos de rastreamento de usuários, interfaces híbridas e multimodais, dentre outros, buscando desenvolver formas inovadoras de interação com as informações em aplicações industriais e sistemas impactantes em atrações expositivas.

Desenvolvem-se ainda ferramentas para implementar aplicações em ambientes colaborativos, permitindo que os usuários manipulem os modelos remotamente e sincronizem a visualização de aplicativos distribuídos.

Gerente de Área

Alberto Barbosa Raposo

Missão

Buscar soluções inovadoras e desenvolver aplicações e ferramentas de visualização e interação 3D em tempo real com alto grau de fotorrealismo, mantendo o foco em torná-las operacionais para o cliente.

Ano de início de atuação

2001

Principais tecnologias

  • Sistemas imersivos – Núcleo de Visualização e Colaboração
  • Dispositivos inovadores de interação 3D – multi-toque, reconhecimento de gestos, rastreamento óptico
  • Ferramentas de desenvolvimento de aplicações de Realidade Virtual