Home > Pesquisa > Modelagem Geológica de Sistemas Petrolíferos

Modelagem Geológica de Sistemas Petrolíferos

O Tecgraf/PUC-Rio desenvolve sistemas computacionais para a Petrobras nas áreas de Geologia Estrutural, mais especificamente na área de Geotectônica, Sedimentologia e Estratigrafia.

Os produtos desenvolvidos no grupo de Modelagem Geológica de Sistemas Petrolíferos são sistemas de auxílio à interpretação de modelos geológicos em 2D e 3D, simulação numérica por elementos finitos e discretos, processos de sedimentação de bacias geológicas e movimentação das placas tectônicas em 2D e 3D. Esses sistemas permitem ao geólogo ou geofísico melhorar substancialmente a interpretação estrutural de bacias geológicas através de modelagem forward e backward, eliminando situações geológicas impossíveis durante a fase de interpretação de dados, identificando possíveis regiões com maior concentração de fraturas através de análises de tensões (geomecânica computacional) e, por fim, auxiliando na identificação das entidades geológicas presentes em um Sistema Petrolífero.

Em síntese, estes sistemas auxiliam no processo de detecção de alguns elementos e fenômenos geológicos, indicadores da atratividade das regiões em estudo para a prospecção petrolífera, contribuindo para a redução do risco exploratório.

Gerente de área

Márcio Santi

Missão

Desenvolver ferramentas de validação do Modelo Geológico a partir de interpretação sísmica, além de simuladores de processos de formação das estruturas geológicas de forma integrada, com o objetivo final de reduzir o risco exploratório.

Ano de início de atuação

1990

Principais tecnologias

  • Elementos finitos
  • Elementos discretos
  • Programação distribuída
  • Geometria computacional
  • Estruturas de dados topológicas
  • Visualização de modelos geológicos
  • Visualização científica