Home > Pesquisa > Meio Ambiente e Segurança

Meio Ambiente e Segurança

Esta área abrange a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a construção de Sistemas de Informação que sirvam de apoio para resolver problemas de Engenharia, com ênfase em questões ambientais. O objetivo é fornecer suporte aos processos de negócio para tomada de decisões estratégicas, transformando dados em conhecimento e, de forma proativa, conhecimento em ação efetiva. Para isto, os sistemas oferecem recursos de planejamento e ferramentas de simulação de ambientes. Os sistemas contam com o armazenamento de suas informações em bancos de dados multimídia, com tratamento espacial e temporal (o que, aonde e quando), viabilizando a disponibilidade dos dados na web, através da Internet ou Intranet da organização.

Um dos focos desta área se refere ao estudo e pesquisa de técnicas para manipulação de objetos com atributos espaciais e temporais (SIGs – Sistemas de Informação Geográfica). Dentro deste campo, novas estruturas de dados e algoritmos para apoiar métodos eficientes de acesso, manipulação e visualização destes objetos são estudadas. No âmbito nacional, SIGs representam um domínio de aplicação de grande importância em função das dimensões continentais de nosso país e da magnitude de nossos problemas urbanos e ambientais.

Dentre as diversas tecnologias desenvolvidas, merecem destaque: o sistema de apoio à gestão de crises; o sistema para elaboração e simulação de planos de ação; o desenvolvimento de tecnologias para a construção de grandes bancos de dados geográficos, com acesso através da Web; o desenvolvimento de mediadores para bancos de dados geográficos; o sistema de monitoramento de veículos e gerenciamento de objetos móveis para apoio à área de logística; e um ambiente para rastreamento de objetos e monitoramento de dados provenientes de sensores móveis.

O principal produto desta área é o InfoPAE, um sistema informatizado para apoio à elaboração de  planos de ação de emergência e gestão de situações de emergência.

Gerente de Área

Marcelo Tílio Monteiro de Carvalho

Missão

Estudar e desenvolver técnicas para captura, armazenamento, consulta, análise e visualização de dados e objetos com atributos espaciais, que sirvam de base para o desenvolvimento de sistemas inovadores para suporte à decisão, com foco na gestão e no tratamento de informações.

Ano de início de atuação

1997

Principais tecnologias

  • Desenvolvimento e implementação de bibliotecas de geoprocessamento (TerraLib, TDK, GeoTools) – C++ e Java
  • Arquitetura cliente/servidor para aplicações Web
  • Gestão de conteúdo e catálogos digitais
  • Mediadores para bancos de dados geográficos
  • Aplicativos para análise de risco e gestão de situações de emergências
  • Simulação e Treinamento
  • Monitoramento de frota, sensores móveis, monitoramento ambiental e software embarcado