Home > Pesquisa > Célula de Automação de Engenharia (Cae)

Célula de Automação de Engenharia (CAE)

A automação de projetos de engenharia envolve a análise e a aplicação de procedimentos e ferramentas computacionais nos processos de engenharia, permitindo a integração de disciplinas, além de um maior nível de gestão da informação. Neste contexto, o Tecgraf/PUC-Rio realiza desde 2003 atividades de Pesquisa & Desenvolvimento na área de Automação de Projetos, com destaque para tecnologias que permitam a integração, publicação e verificação de informações de engenharia a partir dos modelos tridimensionais e das bases de dados associadas. Estas tecnologias trazem como resultados imediatos a antecipação do processo construtivo de diagnóstico e soluções para inconsistências de projeto, reduzindo atrasos e retrabalhos. Como resultados estratégicos para a gestão de ativos têm-se o aumento da confiabilidade das informações geradas na fase de projeto, para utilização em todo o ciclo de vida das unidades.

Entre as atividades de pesquisa desta área do grupo, destaca-se a norma ISO15926. Atualmente em construção, esta norma se propõe a padronizar a terminologia e a organização da informação de engenharia visando a interoperabilidade entre sistemas. Com as pesquisas realizadas desde 2008 e a participação nos grupos de trabalho dos consórcios internacionais que editam e apoiam a norma (PCA-Europa e Fiatech-EUA), o Tecgraf/PUC-Rio conquistou um posicionamento único no Brasil.

Atualmente a Célula de Automação de Engenharia do Tecgraf/PUC-Rio é demandada para apoiar iniciativas de mapeamento dos processos e prospecção de tecnologias, visando adequação aos novos cenários: a) Recebimento pelas engenharias de projetos realizados extra-muros; b) Operações integradas nas UOs (unidades operacionais).

Gerente de Área

Eduardo Thadeu Leite Corseuil

Missão

Desenvolver tecnologias e soluções que envolvam Automação de Projetos, fornecer a visão das tendências mundiais na área, e contribuir com formação e capacitação de pessoal nesta nova disciplina.

Ano de início de atuação

2003

Principais Tecnologias

  • Sistemas especialistas de engenharia (plant design, documentação técnica, visualização)
  • IDDS (Integrated Design and Delivery Sistems) – equivalente ao BIM na area de AEC
  • Interoperabilidade entre sistemas CAD/CAE (incluindo ontologia, modelagem de dados e websemântica)
  • Visualização em tempo real de modelos massivos de engenharia
  • Visualização nD